top of page

Tireoide: quais são os sintomas e quando procurar ajuda.

O que é tireoide?

Uma das maiores glândulas do corpo humano, a tireoide, fica localizada no pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.

Ela possui dois lobos com formato de “borboleta” e atua na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pela regulação de todos os sistemas do organismo.

Isso significa que a tireoide dita a função de órgãos de suma importância para nossa saúde, como o cérebro, o fígado, o coração, os rins, entre outros.

Ou seja, seu funcionamento interfere em questões como o peso, a concentração, a fertilidade, o humor, a regulação de ciclos menstruais, o desenvolvimento das crianças, a memória, equilíbrio emocional, e assim por diante.

Quando a glândula tireoide está alterada, ela pode tanto liberar uma quantidade insuficiente de hormônios quanto produzi-los em excesso.

Abordo com mais detalhes os seus possíveis problemas no próximo item.


Principais problemas na tireoide

Como você pôde conferir logo acima, os problemas na tireoide geralmente estão relacionados à quantidade de hormônios liberados por ela.

Confira abaixo como cada situação se caracteriza e e veja também uma terceira condição que também é comum na glândula:


Hipertireoidismo

No hipertireoidismo, os hormônios da tireoide apresentam produção em excesso. Como resultado, as funções do organismo começam a atuar mais rápido do que deveriam.

Então, o paciente sente agitação, seu coração dispara, o sono piora, o intestino fica desregulado, o suor é excessivo, entre outros sintomas semelhantes.

Apesar de não ter causas bem definidas, relaciona-se o hipertireoidismo a doenças autoimunes, consumo excessivo de iodo ou de hormônios tireoidianos, além de inflamação, nódulos ou cistos na glândula.


Hipotireoidismo

A partir das mesmas causas que mencionei acima, também pode ocorrer que a tireoide produza menos hormônios do que deveria.

Sendo assim, ao contrário do caso anterior, o corpo passa a funcionar mais lentamente, provocando sonolência, batimentos cardíacos lentos, cansaço, ganho de peso, depressão, intestino preso, e assim por diante.

Nesses casos, podemos exemplificar como se o organismo ficasse sem “combustível” e tentasse “parar” a pessoa para que ela não gaste a pouca reserva que tem.

WhatsApp.png
bottom of page